Sobre o projeto

Em poucas palavras: o Science Pulse é uma ferramenta de social listening desenhada para acompanhar o debate de ciência nas redes sociais.

main image in the page

O Science Pulse é um projeto liderado pelo ICFJ Knight Fellow Sérgio Spagnuolo em colaboração com o Volt Data Lab, agência de dados fundada por ele em São Paulo. O projeto é apoiado pelo Centro Internacional para Jornalistas (ICFJ) e pela agência de jornalismo científico Bori.

Você pode encontrar nossa política de privacidade neste link.

Leia a metodologia aqui.

logo ICFJ logo Volt    logo Bori

POR QUE ISSO É RELEVANTE?

Cientistas e jornalistas possuem uma história de colaboração. Mas, em um momento no qual as mídias sociais criam suas próprias bolhas, difíceis de superar, às vezes uma ponte é necessária entre as conversas acontecendo dos dois lados. Jornalistas podem se beneficiar muito de saber o que cientistas e especialistas estão compartilhando em redes sociais.

O Science Pulse quer ser esta ponte. Em uma época na qual o conhecimento científico está em grande demanda, há também grandes desafios acerca de como pesquisas e trabalhos acadêmicos e resultados preliminares são comunicados. Dados, conclusões e decisões podem mudar rapidamente.

Além disso, é difícil acompanhar tudo o que se passa nas redes sociais hoje em dia, e mais difícil ainda seguir centenas ou milhares de novos perfis, mesmo que estejamos interessados no que eles têm a dizer. E, mesmo seguindo todos esses novos perfis, boa parte das mensagens que eles vão passar ficarão perdidas entre outras publicações.

É por isso que decidimos fazer uma ferramenta que pode aumentar a descoberta em torno da conversa científica que acontece agora nas redes sociais, especialmente no contexto da pandemia de coronavírus. É uma forma de aumentar nosso conhecimento, assim como filtrar boa parte do ruído. Daremos espaço para cientistas e especialistas, muitos dos quais são brilhantes em seus campos, mas que não se destacam nas redes sociais.


EQUIPE

Sérgio Spagnuolo

- [email protected] || [email protected]
ICFJ Knight Fellow e editor do Volt Data Lab

Lucas Gelape

- [email protected]
Analista de dados do Volt Data Lab

Renata Hirota

- [email protected]
Jornalista de dados do Volt Data Lab

Felippe Mercurio

- [email protected]
Coordenador de tecnologia do Volt Data Lab

Jade Drummond

[email protected]
Gerente de comunidade do Volt Data Lab

Rodolfo Almeida

- [email protected]
Designer

Lucas Lago

- [email protected]
Criador de bots de Twitter

Última atualização da página feita em 4 de março de 2020